Primeiras páginas desde meu Blog criado em 2010

domingo, 7 de junho de 2015

Desrespeito aos Idosos

São tantos os assuntos que nem sei por onde começar... O que me motivou a criar esse blog na verdade foi a falta de respeito como os idosos. Em todos os lugares, mas principalmente dentro dos ônibus.
Me surpreendo ao saber que ainda existem pessoas que ignoram a existência de uma lei que dá direito ao idoso de sentar-se nos primeiros lugares nos transportes coletivos. Na verdade desconhecem o Estatuto do Idoso.


CAPÍTULO X
DO TRANSPORTE

Art. 39. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos
transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais,
quando prestados paralelamente aos serviços regulares.

§ 1.º Para ter acesso à gratuidade, basta que
o idoso apresente qualquer documento pessoal
que faça prova de sua idade.

§ 2.º Nos veículos de transporte coletivo de
que trata este artigo, serão reservados 10% (dez
por cento) dos assentos para os idosos, devidamente
identificados com a placa de reservado
preferencialmente para idosos.






Vejam as opiniões que já ouvi por aí...

(Obs: Essas opiniões que estão colocadas abaixo entre "aspas" e na cor azul estão exatamente como foram  faladas ou escritas, com seus erros de português se houver. A minha opinião como resposta está em vermelho.)

Alguém disse:

"Não vou bancar o hipócrita aqui, já tive oportunidades de ceder lugar mas olho em volta e ninguém se importa por que eu irei me importar com a do idoso que está de pé!"


Eu respondo:

Você deveria se importar para mostrar que tem um pouco de educação e consideração pelos idosos. Pois deve ser fisicamente mais forte e ter mais equilíbrio que os idosos.


Alguém disse:


"Depende do horário,pois se eu vier do trabalho cansada as 18;30 hs não cêdo não pois esse horário não é pra idoso tá na rua."

Eu respondo:

Como você sabe qual é a hora de idoso andar na rua? Não pode saber o que o levou a sair de casa em tal horário. Já pensou o quanto poderia ser sacrificado para ele estar na rua naquele horário?

Alguém disse: 

"Porque na grandes cidades há bancos nos ônibus ditos
"preferenciais", para idosos, gestantes, etc? Quero saber o que significa esse termo "preferencial", (eu acho que preferencial não é sinônimo de obrigatório). Se eu estiver num desses bancos, POR LEI, sou obrigado a ceder o lugar para um velh...digo...idoso, ou isso é a critério da minha consciência?"

Eu respondo:

"Preferencial" quer dizer que se estiver presente algum idoso o lugar com certeza é dele. Podendo ser ocupado por outras pessoas se não tiver nenhum idoso para ocupá-lo no momento.
Isso é lei sim, e lei é para ser cumprida. "A critério da sua consciência"??? E... será que você tem alguma consciência??? Sinceramente... eu acho que não!!!


Alguém disse:

"Odeio quando aqueles idoso vem solicitar o banco...
Não tenho nada contra os velhos, só acho que eles devem agir em paridade de condições com os outros"

Eu respondo:

Odeio quando aqueles jovens ocupam os lugares dos idosos... Não tenho nada contra os jovens, só acho que deveriam ter um pouco de educação e inteligência para perceber que os idosos já não tem as mesmas condições físicas que os jovens. seus passos são inseguros, seus músculos não são mais tão firmes, precisam de apoio e o ônibus em movimento é demasiado para eles.

Por hoje é só. Mas o assunto é extenso. Voltaremos a tratar sobre ele.

Postado por elizete.luz dia 30 de abril de 2010 no Blog Opiniões e Contradições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário